Chupeta, sim ou não?

Inspirada por um blogueiro que sigo no twitter, e que registra as suas experiências com seu filho, resolvi postar mais coisas sobre a Manuela e a Melissa! Alguns posts não serão exatamente sobre elas, mas sobre temas recorrentes na vida dos pais, que é o caso de hoje: CHUPETA.

Quando fiquei grávida, comecei a ler todas as revistas sobre família e criação de filhos! Queria estar preparada e tentar tirar uma ou outra dúvida antes das crianças nascerem. O que percebi com todas as leituras que fiz e ainda faço, é que, para muitas coisas, não existe um certo ou errado. Existem sim, linhas pediátricas completamente divergentes, o que nos leva a conclusão de que quem escolhe mesmo o que fazer são os pais com seu livre arbítrio e bom senso (espero!)

chupeta sim nao

Sobre oferecer ou não a chupeta ao seu filho, li artigos muito interessantes. Dentre eles, o que mais me chamou a atenção, foi o de um pediatra que escreveu que, nos dias de hoje, os pais estão “substituindo” o seu papel educador pela chupeta. Imagine só, se a criança está com fome, se está triste ou se está fazendo birra numa festa e os pais querem se divertir, qual a primeira coisa que é feita? Chupeta pro neném não chorar.

O ponto é que, depois de um tempo, a criança vai associar todos os seus problemas à chupeta, o que é extremamente razoável! Se toda vez que ele chorar, ganhar chupeta, é a isso que ele vai associar o seu uso. E aí se cria a dependência que evolui para um hábito/vício que depois, nem santo com reza brava consegue fazer a criança largar.  A sucção, de fato, acalma os pequenos, mas um abraço, uma conversa e um carinho, também. E por que não tentar por esse lado?  Afinal, o papel dos pais é educar e estar presente nesse processo. E educar não é fácil (tenho aprendido isso mais e mais a cada dia), mas é necessário.

Por isso, depois de tanto refletir sobre o uso ou desuso desse item amado por uns e odiados por outros, cheguei a conclusão de que a chupeta é sim, indispensável, mas que não deve ser nunca a primeira opção. Sou daquelas que tenta de tudo para as meninas pararem com o chororô e, se nada der certo, dou a chupeta para acalma-las um pouco até me estruturar e ter tempo de tentar de novo por outro método. Às vezes elas estão com fome e ainda não deu para preparar a mamadeira, conversar e dar carinho nessas horas não vai resolver, mas sugar alguma coisa vai! E é aí que acho que a chupeta deve ser utilizada.

No mais, a última “dica” que poderia dar é: Discuta isso entre você o pai/mãe do seu filho e o pediatra. Mãe e sogra não entram nessa equação. Nem vizinho, nem amigo, nem tia, nem ninguém. Todo mundo tem o direito de criar seu filhos dentro dos limites que lhes convém. Deixe isso claro para os demais para ver se escuta palpite de menos.

Bom, e vocês? Tem alguma opinião formada sobre isso?

Anúncios

4 thoughts on “Chupeta, sim ou não?

  1. Nina!
    Que coisa mais lindas estão suas filhotas…
    Fiquei triste quando saiu do face por não poder vê-las =/
    Mas que bom que vi seu post aqui no blog…
    A propósito adorei ler a respeito, eu tinha uma certa birra da chupeta em função do que muitas “mães mais experientes” dizem… Mas no fundo no fundo acredito que poderá ser uma aliada, rs.
    Que Deus ilumine suas filhotas…
    Em março Maria Alice chega… Mando uma foto dela pra você conhecê-la.
    Beijos e muitas bênçãos pra vocês!

    • Jô que delícia! Vai ser uma menina então? Elas são uns mimos, você vai amar! Me procura lá no FB, eu fiz um novo mas ainda tenho um, rs! Que bom que o texto ajudou em alguma coisa. Concordo que pode sim, sempre ser uma aliada, contanto que você saiba usar com sabedoria!
      Um beijo enorme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s